A FAMOSA CRISE NA HORA DE PENSAR NO ORÇAMENTO DO CASAMENTO

Geralmente, o planejamento começa com a gente pensando no casamento que gostaria de ter. Depois, pensamos no quanto estaríamos confortáveis em investir nesse casamento. E então, torcemos muito para que esses 2 conceitos se encaixem no orçamento do casamento.

O desejo de saber logo quanto vai custar TODO o casamento resulta naquele disparo infinito de e-mails pedindo orçamentos do casamento para todos os lados. Somando as propostas, bate aquele desespero: gente, não dá pra casar!”.

Calma! Dá sim!! Afinal, a parte mais difícil que era o noivo, você já encontrou, não é?! 🙂

Então vamos lá! Prometo que depois deste artigo você vai ver de forma mais clara cada item do seu casamento, vai poder planejar melhor onde investir mais e onde segurar um pouquinho para poder encaixar tudo!

ORÇAMENTO DO CASAMENTO

DESEJOS

Muitas vezes, metade daqueles fornecedores que você disparou pedido de orçamento do casamento nem se quer combinam com vocês e com o estilo que idealizaram para a festa.

Pense o que combina com vocês. Pense no valor que estão confortáveis em investir e também na quantidade de convidados que gostariam de ter.

FASE REALIDADE

Definidos o estilo do casamento, o número de convidados e o valor a ser investido… É hora de avaliar se isso tudo é possível.

Se naqueles orçamentos prévios, você já percebeu que terá dificuldades em manter-se no orçamento, reavalie.  Você gostaria de investir mais? Talvez readequar o tamanho do seu casamento e do local escolhido? Consegue abrir mão de algum item? Reavalie, busque informações e sejam criativos.

Assim como comprar um par de sapatos, um apartamento ou uma calça jeans, você precisa descobrir o quanto necessita pagar para ter o que gostaria.

DEFININDO PRIORIDADES

O que não pode faltar no seu casamento? Qual é aquela imagem que aparece diversas vezes no seu celular como uma referência que você ama? O que você adoraria proporcionar como prioridade aos seus familiares e amigos queridos? A banda que tocou no baile que vocês se conheceram? Um open bar? Aquele fotógrafo que te emociona há anos? O que é importante para vocês?

A VISÃO DO TODO

Se você começar a contratar serviços e produtos de forma aleatória, é bem provável que na metade do planejamento já tenham comprometido toda a verba que gostariam de investir. Por isso, é bem comum a gente ouvir que muitos casais facilmente investem o dobro do que estavam planejando. Para isso não acontecer, e vocês poderem também fazer aquela viagem legal e arrumarem algumas coisas no apartamento novo, tenha a certeza de estar dentro dos trilhos estipulados por vocês.

Para lhe ajudar, montamos um gráfico com as porcentagens do seu orçamento que serão destinadas para as diferentes áreas. Ele é aproximado, pois não existe uma maneira de criar um gráfico que se encaixe em todos os casamentos. São muitas variantes, incluindo características regionais e do interesse dos próprios noivos, que priorizam uma área mais do que outra.

Usamos porcentagens médias do mercado de casamento, mas o que importa não é a porcentagem em si. O importante é a noção de que, se investir uma porcentagem maior em fotografia, precisa então escolher qual, ou quais itens,  terão o investimento reduzido.

orçamento do casamento

EXTRAS

Sabe aquelas despesas que não sabíamos que teríamos? Elas existem, portanto fique atento e deixe uma margem para as surpresas e desejos de última hora.

ONDE ECONOMIZAR NO ORÇAMENTO DO CASAMENTO?

Independente do seu orçamento, algumas dicas podem te fazer economizar.

– Defina as prioridades.

– Faça cortes na lista de convidados.

– Repense detalhes que poderiam não fazer falta.

– Verifique se têm opções mais baratas de papel para a impressão de convites e detalhes.

– Reavalie a quantidade de impressões e cores no convite.

– Reavalie as escolhas de flores.

– Simplifique o cardápio.

– Veja outras opções de bebidas.

– Fuja do sábado (case em uma sexta-feira ou domingo).

– Corte as lembrancinhas.

– Programe a cerimônia e recepção em um mesmo local.

– Avalie a possibilidade de fazer sua produção no salão que está acostumada no lugar de contratar uma maquiadora exclusiva pra vir até você.

– Substitua a Noite de Núpcias por um pacote romântico.

– NEGOCIE! Pergunte aos profissionais de que forma poderiam ajustar ou trocar elementos do contrato para encaixar no valor que está destinado a este item.

Não quer nenhuma das opções? Pense em prolongar seu noivado para ter mais tempo, e repense as saídas e gastos desnecessários no dia a dia.

*** BONUS!!

PLANILHA-FINANCEIRA

Para ajudar ainda mais nessa jornada e ter certeza que você vai conseguir visualizar e manter-se dentro do valor estipulado, vamos disponibilizar para você a PLANILHA QUE UMA EMPRESA REAL DE CASAMENTOS UTILIZA PARA CADA NOIVA!

Ela está pronta, linda e com fórmulas para você substituir os valores e controlar as previsões e as despesas. Planeje também as parcelas de pagamento, o que já foi pago e o que falta pagar!

BAIXE AQUI A SUA PLANILHA FINANCEIRA 

Procure lembrar sempre, que nenhum casamento é igual a outro. E, no fim, o que realmente importa, é vocês dois rodeados das pessoas favoritas e começando ali a vida de casados! <3!

Bom planejamento!

 

3 Responses

Deixe o seu Comentário